PROPRIEDADES TERAPEUTICAS

A flora amazônica é considerada a maior reserva de biodiversidade do planeta, com algumas espécies de plantas cientificamente estudadas. Diante desse universo de conhecimento botânico, é possível buscar novos medicamentos e suplementações com o estudo de plantas de uso popular dedicadas até certo ponto.

Dentre as plantas, citamos as seguintes:

PARIRI ( Arrabidaea Chica):

Os espanhóis o usavam como diurético, infusão ou como purificador de sangue.

- Tratava infecções e herpes;

- Amplamente utilizado pelos índios contra as seguintes doenças: adstringencia, problemas de pele, afrodisíaco, albumina, anemia, anti-úlcera, bactericida, cólica intestinal, distúrbios menstruais, diabetes, diarréia, leucemia, distúrbios hepáticos, problemas nervosos ...

- Expectorante e emoliente: lesões. Fortalecimento: hemorragia, icterícia, inflamação do útero, pós Quimioterapia.

CANELA DE VELHO (Miconia albicans)

Entre as inúmeras atividades biológicas atribuídas a esse ativo, estão os analgésicos, anti-inflamatórios e antioxidantes, que atribuem sua aplicabilidade principalmente nos casos de artrite, osteoartrite e dor muscular.

- PROPRIEDADES MÉDICAS: Uma indicação primária é reduzir a dor e a inflamação associadas à artrite, artrite reumatóide, reumatismo gotoso, bursite, luxações, entorses e fibromialgia

 - Alivia dores e problemas na coluna, como hérnia de disco. - - Ajuda a controlar a diabetes porque ajuda na produção de insulina.

CANELADEVELHO.jpg

MELON AMER (Momordica Charantia)

MELONAMER.jpg

- Regula o açúcar no sangue, tratando doenças como diabetes.

- Estudos dizem que planta é capaz auxiliar no combate de câncer.

"Mais de 100 estudos usando técnicas modernas autenticaram seu uso no diabetes e suas complicações (nefropatia, catarata, resistência à insulina) como agentes antibacterianos e antivirais (incluindo Infecção por HIV), como anti-helmínticos e abortivos ",  estudo publicado no site "GreenMe".

- Purifica o corpo da ação de toxinas nocivas e até regula o intestino, combatendo os problemas da constipação. "Tradicionalmente, também tem sido utilizado no tratamento de úlceras pépticas. Estudos têm demonstrado sua eficácia em vários tipos de câncer (leucemia linfóide, linfoma, coriocarcinoma, melanoma, câncer de mama, tumor de pele, câncer de próstata, carcinoma espinocelular da língua e laringe, bexiga humana e doença de Hodgkin).

IPÊ ROXO (Handroanthus impetiginosus)

Anti-inflamatório, usado para doenças do útero, câncer (apoptose das células cancerígenas), tumores, gastrite, leucorréia, reumatismo e anemia, AIDS, diabetes, antibiótico, doença de Chagas, azia, combate ao H. pylori, anti-oxidante, antitrombótico, cicatriz, câncer de próstata, câncer de pulmão, câncer de mama.

IPEROXO.jpg

BARBATIMÃO ( Stryphnodendron barbatiman Mart.)

BARBATIMAO.jpg

É adstringente, anti-hemorrágico, anti-séptico, antibacteriano, cicatrizante, coagulante sanguíneo, depurativo, diurético, hipotensivo, tônico, cicatrizante, auxilia no tratamento de doenças de pele, problemas de garganta, escorbuto, anemia, corrimento vaginal com secreção amarela, parada uretral, hemorragia do útero, leucorréia, ajuda no tratamento de gonorréia, colite, diarréia, gastrite, úlcera.

GRAVIOLA (Annona muricata)

Propriedades medicinais:

Ajuda no tratamento de câncer, redução de espasmos musculares, artrite, redução de inflamação das articulações, alívio, sedativos, eczema, diabetes, prevenção de taxas colesterol alto.

- Prevenção de doenças cardíacas, doenças reumáticas e vários tipos de câncer.

GRAVIOLA.jpg

SUCUPIRA (Pterodon emarginatus)

SUCUPIRA.jpg

- As principais propriedades do sucupira incluem sua ação analgésica, anti-inflamatória, anti-reumática e antioxidante.

- As sementes de Sucupira têm ação antitumoral, principalmente contra o câncer de próstata.

- Reduz a inflamação das articulações e, portanto, é usado no tratamento de artrite, osteoartrite, reumatismo e artrite reumatóide;

- Alivia a dor causada por problemas como excesso de ácido úrico e inflamação;

- Luta contra amigdalite, garanta dor;

- Ajuda a curar cistos ovarianos e uterinos e a combater cãibras;

- Ajuda a curar feridas na pele, eczema, cravos e sangramento.

MANGUEIRA( Mangifera indica)

- Ajuda a controlar a diabetes, reduz a pressão sanguínea, ajuda a tratar problemas respiratórios;

- Previne o envelhecimento precoce, eficaz contra resfriados e gripes, tônico para a saúde intestinal.

MANGUEIRA.jpg

DENTE DE LEÃO(Taraxacum officinale)

DENTE DE LEÃO.jpg

- Benefícios e propriedades do dente de leão (Dente de Leão).

- Também é diurético, antioxidante e adjuvante no tratamento da obesidade, diabetes e distúrbios reumáticos.

- O extrato de dente de leão melhora a função hepática, permitindo que as toxinas sejam expelidas de forma mais eficiente do corpo.

SARGACINHA (Lithospermum diffusum)

É uma planta medicinal vasodilatadora e antioxidante, utilizada principalmente em casos de hipertensão (pressão alta), colesterol alto e prevenção de doenças cardíacas.

SARGACINHA.jpg